segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CASOS DE FAMILIA: trata a pedofilia com normalidade

O “Casos de Família” é um programa polarizador. Ora visto como cult, ora como trash, a atração comandada por Christina Rocha chama atenção pelos temas inusitados e personagens engraçados. Por vezes, dá ao espectador a impressão de que assiste algo tão bizarro que chega a ser divertido. Ao mesmo tempo em que atrai audiência e incita curiosidade, essa linha editorial corre o risco de passar do limite de maneira fácil. Foi exatamente o que aconteceu nesta segunda-feira (29), quando a produção perdeu qualquer noção do aceitável.
Sob o pretexto de mostrar homens que preferem mulheres mais jovens – um tema que, em si, já guarda machismo -, o programa acabou por promover um tema nefasto tratado com ares de normalidade: a pedofilia. Um dos casos mostrados fala por si só e sua descrição no site oficial do SBT é assustadora – a íntegra está disponível aqui. O texto: “Bahia tem 52 anos e Mislene, 21. Ela está casada com ele desde seus 11 anos. Ela conta que no começo ele vinha fazer certas ‘brincadeirinhas’ e ela deixava, então foi assim que tudo começou. ‘Durante um tempo o Bahia bebia muito, então me tiraram de perto dele’. Bahia conta que já ficou com várias meninas mais novas, pois elas topavam fazer tudo por apenas 5 reais. Mas diz que depois disso, Mislene foi a única mulher que o colocou na linha, apesar dela ter idade para ser sua filha.”
Esta é apenas uma das histórias contadas. As outras são tão horríveis quanto.
O “Casos de Família” não só levou ao ar um caso assustador como este como resolveu tratá-lo com ares de “normalidade”. Afinal, “o crime já teria sido prescrito”, como foi dito no palco da atração. É um absurdo, um acinte e um desserviço. No final do programa, é preciso dizer, houve um alerta para crianças não se deixarem ser tocadas por mais velhos e foi divulgado um telefone para denúncia. Mas, depois de mostrar um espetáculo deprimente como tal e tratar tudo como espetáculo, claro que esse tipo de aviso fica em segundo plano. Absolutamente lamentável. E o SBT, sendo uma emissora tradicional, deveria se envergonhar de pôr um conteúdo desses no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário