sábado, 29 de setembro de 2012

CHEIAS DE CHARME: fim da novela repercute nas redes sociais

Enquanto o desfecho das empreguetes se desenrolava na TV, nesta sexta-feira, o público lamentava o fim de Cheias de Charme nas redes sociais. A novela que elevou as empregadas domésticas a protagonistas, e mostrou seu cotidiano de forma inédita e longe da área de serviço da patroa, encerrou com 32 pontos de média, três a mais do que o registrado no último capítulo da antecessora, Aquele Beijo. Apesar do bom resultado em comparação com a novela anterior, o desempenho no Ibope foi bem abaixo dos picos de audiência conquistados ao longo da trama, que chegou a marcar 37 pontos, em julho. A estreia registrou 33 pontos de média. 
A fórmula que reuniu elementos da cultura pop, boas interpretações e interação com meios digitais - como o clipe das empreguetes lançado no YouTube antes da TV -, mostrou-se bem-sucedida. No Twitter, o nome Chayene, a rainha do tecnobrega interpretada por Cláudia Abreu, apareceu nos assuntos mais comentados do momento entre os usuários brasileiros. Muitos lamentavam o fim da novela. 
A sensação de frescor trazida à faixa das 19 horas por Cheias de Charme reflete a decisão acertada da emissora em entregar o horário a dois autores estreantes. A dupla Filipe Miguez e Izabel de Oliveira faz parte da leva de novos autores da TV Globo. Eles foram supervisionados por Ricardo Linhares (Insensato Coração, Paraíso Tropical e Celebridade)
O fim - O último capítulo de Cheias de Charme aderiu ao velho recurso de reunir todo o elenco em cenas de casamento. Rosário (Leandra Leal) e Inácio (Ricardo Tozzi) subiram ao altar após muitas idas e vindas, assim como Cida (Isabelle Drummond) e Elano (Humberto Carrão), numa cerimônia dupla. A cereja do bolo do clichê foi a notícia de que Rosário espera um filho de Inácio. A terceira empreguete, Penha, até ensaiou um novo romance com Gilson (Marcos Pasquim), mas terminou a novela ao lado do marido picareta, Sandro (Marcos Palmeira). 
A destrambelhada Chayene retomou seu namoro midiático com Fabian e os dois subiram ao palco para cantar com as três empreguetes. 
Como a trilha sonora atuou como mais uma personagem de Cheias de Charme, o hit Ex Mai Love embalou a homenagem ao pessoal dos bastidores. Cena tradicional nos últimos capítulos de novelas da Globo, a equipe de técnicos, produtores e câmeras foi apresentada ao público de forma mais contundente desta vez, com closes e longos minutos finais destinados à turma que fica atrás das câmeras. Um desfecho coerente com a proposta da novela, de jogar luz sobre quem, geralmente, fica em segundo plano na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário