sábado, 22 de setembro de 2012

LATINO: é acusado de plagio outra vez

O cantor Latino, 39 anos, não gostou muito de ser acusado de plágio. Durante um ensaio do bloco de Preta Gil, na madrugada de sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, o cantor explicou que "Despedida de Solteiro" é uma versão de "Gangnam Style", do sul-coreano Psy, e não uma cópia, contou o site "Ego" nesta sexta-feira (21).
"Tem muita gente leiga no assunto que não entende muito bem o que é plágio. Vou dar dois exemplos para explicar melhor. A situação do Jorge Ben e do Rod Stewart é plágio porque o Rod pegou a melodia de 'Taj Mahal', colocou outra letra e não pediu autorização. Fazer uma nova versão de uma música é diferente do plágio", explicou Latino, que usou Gilberto Gil e a dupla Sandy e Júnior para exemplificar brasileiros que também fizeram versões de músicas internacionais.
Latino contou que existe um longo processo por trás de seus esforços de regravar hits em português, como fez com "Festa no Apê", a partir de uma canção romena, e com "Vem Dançar Kuduro", do cantor Lucenzo. "Quando eu licencio alguma canção, não ganho nada. Quem lucra é o autor e a editora. O que estou fazendo não é nada demais. Achismo é um problema sério no Brasil. Todo ano eu explico a mesma coisa. Quando lanço alguma versão, eu já corri atrás do autor e já pedi autorização da editora", disse o cantor.
Uma campanha do blog "Não Salvo", nesta semana, convidava leitores a tornarem "Despedida de Solteiro" o vídeo com mais avaliações negativas no YouTube. Até o momento da publicação dessa nota, o vídeo tinha recebido 117.635 votos de "não gostei", contra apenas 1.217 de "gostei". Ultrapassou, assim, "Ai Se Eu Te Pego" como o vídeo brasileiro mais mal avaliado no site.
Além disso, Latino ameaçou processar um blogueiro que fez uma paródia de sua música, na qual faz alguns insultos ao cantor, e também disse que está deixando o Twitter. Mas garante que o afastamento não tem nada a ver com as críticas. "Acho que as pessoas fazem muita exposição de sua vida e sempre tem alguém te criticando. Resolvi dar um tempo, mas devo voltar daqui a um mês", disse o cantor.
Até a cantora Preta Gil defendeu o cantor e disse que sua versão para a música é "natural e muito legal". O cantor falou que, por ter tido aprovação de sua filha e empregada, acredita que acertou ao gravar. No dia 29 de setembro, no clube P12, em Florianópolis, será gravado um clipe oficial para a música, que, por enquanto, possui apenas uma versão em áudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário