sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A FAZENDA DE VERÃO: Record esconde beijo gay entre duas participantes e levanta discussão sobre lisura da edição

Na última quarta-feira (5), os participantes da “Fazenda de Verão” participaram de uma festa com temática cubana. Alterada pelo álcool, a maioria cantou, dançou e foi além: trocou alguns amassos. Até aí, nada surpreendente. Afinal, reality shows usam o relacionamento entre confinados como matéria-prima. O que chama atenção, no caso, é a seleção das cenas exibidas durante o programa da última quinta (6), quando a festa foi ao ar.
Curiosamente, a direção da atração mostrou apenas o beijo trocado entre Victor e Natália, parece ter “esquecido” de que Angelis e Manoella deram um beijo ao dividir um morango – acidentalmente mostrado no 24 horas, a ponto de o câmera quase derrubar o equipamento -, dividiram a piscina e mais: foram para baixo do famoso edredon. Tratado como o “reality show de verdade”, a “Fazenda” simplesmente ocultou de seu público o surgimento de um casal homossexual. O primeiro pensamento que pode vir à cabeça dos espectadores é que o beijo entre duas mulheres pode, em tese, chocar quem assiste ou não se aplica a questões de classificação indicativa. Uma questão se faz necessária, no entanto: comparativamente, não é mais chocante levar ao ar uma sequência em que um concorrente (Rodrigo Carril) se abaixa e dá um chupão na bunda de uma colega (Nuelle)?
Em se tratando de um reality show, não pode haver pudor. Fontes da coluna confirmam que a produção sabia desde a entrevista que Angelis se declarava bissexual. Todos estavam cientes, portanto, que a possibilidade de um envolvimento com alguém do mesmo sexo poderia ocorrer. Por que, então, aplicar um tratamento diferenciado aos participantes na hora da edição? Qual o critério? Nas redes sociais não faltou quem acusasse a Record de preconceito. Durante todo o último dia, a transmissão ao vivo do programa evitou focalizar Manoella e Angelis quando sozinhas. As duas só apareciam caso mais gente estivesse junto. Por mais que tenha havido esforço para abafar o assunto, todos os participantes comentaram que as duas garotas ficaram. E o que há de mais nisso? Ao esconder um relacionamento como qualquer outro, a emissora presta um grande desserviço e esconde de sua audiência o que realmente ocorre na “Fazenda de Verão”. Uma pena.
A coluna procurou a Record no final da tarde de quinta-feira questionando sobre a possível censura ao relacionamento de Angelis e Manoella. Como resposta, ouviu que o assunto só seria comentado após a exibição. Com a palavra, a emissora, portanto. E que o reality show passe a ser tratado como o que deve ser de fato: um show de realidade e não uma alegoria disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário