terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SALVE JORGE: marca 37 pontos com morte de Jéssica. Será que agora vai?

A tão esperada morte de Jéssica (Carol Dieckmann) de "Salve Jorge", ocorrida na noite desta segunda-feira, rendeu 37 pontos à trama (cada ponto equivale a 61 mil domicílios). A novela só havia registrado esse número no segundo capítulo. Depois, a audiência só foi caindo. A cena foi digna de filme de terror. A câmera lenta fez o coração palpitar, mesmo que o telespectador já soubesse o que iria ocorrer. Um amigo do blog indagou: "Quem anda com injeção com uma fórmula letal na bolsa?". Segundo Gloria Perez comentou em sua página no Twitter na noite de ontem, é assim que uma quadrilha mata as moças traficadas que causam "problemas". Os corpos aparecem jogados em um canto qualquer e a causa da morte é overdose.
Seria tudo muito fantasioso se não estivéssemos falando de um negócio sujo que movimeta milhões e milhões e só perde para o tráfico de drogas. E outra coisa, o telespectador mais atento já reparou que a novela não tem tantas cenas fortes assim. O horário não permite. A trama é tensa, mas não vemos uma menina fazendo programa de verdade (uma insinuação um pouco mais convincente valeria), apanhando do cliente, usando droga para aguentar aquela vida ou sendo obrigada a suar para se soltar. As figurantes traficadas nem sequer falam.
Logo, ficaria muito surreal uma personagem que causa tantos problemas para uma quadrilha (e estamos falando de bandidos da pesada) viver tanto tempo em uma história. Ok, Carol estava bem no papel, mas alguém tinha de morrer nesta trama que aborda o tráfico humano (não é um conto de fadas!) e isso nunca aconteceria com uma mocinha (não nos três meses de uma novela).
Vilã e virada
Muita gente tem criticado Claudia Raia na trama. De fato, a responsável pela prática da vilania da novela é Wanda (Totia Meireles, muito bem na trama, aliás), porém mesmo antes início do folhetim foi dito que Lívia era uma personagem mais contida, a chefona elegante, livre de qualquer suspeita, como a própria Claudia disse ao blog. E até na hora da "fofa" matar Jéssica foi assim. É no olhar, na boca, em todos gestos que se vê (?) a maldade. A verdade é que a mente de Lívia é muita mais perigosa e ardilosa do que a de Wanda.
Quando se tratada de canalhice em novelas, a gente prefere uma Carminha, claro, que grita, bate, cospe, canta ou sapateia na mocinha, mas não dá para ter uma Carminha em todo folhetim nem na vida real, né? Muitas vezes, a pessoa que mais faz maldades é aquela que a gente menos espera, que ri dos inocentes pelas costas e, assim que possível, dá o bote e ainda faz cara de santa. No capítulo de hoje, por exemplo, Lívia vai se fazer de amiga de Morena, abraçá-la e tudo mais. Infelizmente, está brotando gente assim no mundo.
Em tempo: o blog já cansou de dizer que nem sempre as novelas de Gloria Perez fazem sucesso desde o início e "América" é um belo exemplo disso. Mas, geralmente, ela consegue se recuperar. A autora não tem medo de reinventar uma história. Será que desta vez, depois de muitos tropeços, "Salve Jorge" engata? Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário