terça-feira, 16 de abril de 2013

GUERRA DOS SEXOS: presta homenagem a ‘Vale Tudo’ em cena com interpretações certeiras de Drica Moraes e Bianca Bin

Demorou, mas finalmente Nieta (Drica Moraes) descobriu que a filha não presta em “Guerra dos Sexos”. A dona de casa da Mooca surpreendeu Carolina (Bianca Bin) momentos antes de seu casamento e tratou de deixar claro que sabia que a garota inventou uma falsa gravidez. Esta poderia ser mais uma cena de virada comum em folhetins, mas Silvio de Abreu, aliado a atrizes afinadíssimas, a subverteu a partir da metalinguagem.
Ao perceber que a vilãzinha fingia que teria um filho, Nieta a questiona: “E depois? Ia fazer que nem na novela e comprar uma criança?”. Surpresa, Carolina responde: “Eu já pensei em tudo! Eu vou rolar uma escada e fingir que perdi o bebê!”. Revoltada, a personagem a mãe rebate: “Igual a outra novela? Vai fazer igual à Maria de Fátima? Sua sem-vergonha! Eu vou fazer igual à Regina Duarte!”. Assim, parte para cima da mau-caráter e, além de lhe dar uma surra, rasga seu vestido.
O espectador de novelas nos anos 80 bem lembra da cena a que Nieta se refere. Trata-se de uma das reviravoltas de “Vale Tudo”, de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres. Na trama, Raquel (Regina Duarte), ao se dar conta de que Maria de Fátima (Gloria Pires) está dando o golpe da barriga num milionário, parte para cima da filha e rasga todo o seu vestido de grife. É uma sequência até hoje gravada na memória de muitos.
Ao remeter a ela, Silvio de Abreu não somente presta homenagem aos colegas e ao gênero da telenovela, como mostra que recorre aos recursos que ele oferece de melhor. Some-se a isso um desempenho primoroso de Drica Moraes afinadíssima com Bianca Bin, e a sequência igualmente lavou a alma do espectador revoltado com as maldades da jovem vilã. As duas atrizes, aliás, destacam-se desde o começo da história e Drica, com sua experiência, deu um banho de interpretação.
Cada vez mais, as novelas têm investido na metalinguagem e no chamado “crossmedia”. As muitas cenas em que personagens aparecem assistindo a tramas no tablet ou no celular são a prova disso. Silvio de Abreu é espero e sabe que há muitas Nietas por aí. E, como ela, todas adoram assistir uma boa novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário